Redação

Academia UCN

Primeiro que raios de nome é esse? Bem eu também não sei mas foi o que deu para pensar por hora. Então vai ficar Academia UCN (aUCN) por enquanto. Percebam quado não brinquei quando posteiUm blog, muitas ideias.

Durante quase toda minha vida eu me envolvi com o ensino de alguma forma, seja em grupos de estudos, projetos sociais ou literalmente aulas convencionais. Por anos dei aluas de leitura e interpretação, em seguida pude seguir na minha carreira (sim, posso chamar de carreira), dando aulas de agroecologia, depois programação, manutenção de computadores dentre outras. É claro minha formação não é de educador, mas, o desejo de ensinar e passar tudo o que eu aprendi no mundo acadêmico da universidade sempre foi muito, de certo modo já venho fazendo isso nas horas livres, mas gora, chegou o momento de expandir um pouco o alcance

É claro está tudo ainda muito no início, mas já podemos dizer que temos um passo firmado.

No último ano no entanto, com diversos acontecimentos entre trabalhos e projetos, tive que dar uma ajuda a amigos com algumas aulas particulares. O problema é que, com minha rotina sendo um tanto corrida sempre fiquei com a sensação, “cara eu posso fazer mais.”

Por isso resolvi criar um LMS, ou algo do tipo para facilitar minha vida e perincipalmente a vida dos meus alunos. É Claro está tudo ainda muito no início, mas já podemos dizer que temos um passo firmado.

O que é bom por final, assim irei montando uma estrutura concisa e bem elaborada

Como este blog está sobre o WordPress Multisite, tudo ficou mais fácil. Elaborei um rascunho de projeto (porque aquilo não foi um projeto isso eu tenho certeza), codei algumas coisas aqui, outras ali, e aqui estamos com algo já iniciado e pronto para me dar suporte e provavelmente ajuda algumas pessoas ao logo do caminho.

Na primeira faze teremos o projeto para me dá suporte nas aulas particulares, logo, seu conteúdo acompanhará o ritmo das aulas que eu for ministrando. O que é bom por final, assim irei montando uma estrutura concisa e bem elaborada.

Todo o conteúdo será gratuito e produzido por min até o presente momento. Isso significa que erros podem ocorrer mas, uma ajuda é sempre bem-vinda. Se encontrarem algum erro seja ele de fonte, gráfico, algum bug, gramatical e etc… Por favor me avisem.

Agora o que vai levantar algumas discussões interessantes. O desing.

Eu sempre curtir sites ou plataformas com o estilo dashboard, tudo me parece mais organizado e voltado para produtividade, traz uma boa experiência visual. Claro eu não sou um especialista em UI/UX, mas convenhamos que para a melhor pedida é o estilo dashboard. Para esse projeto eu não poderia mesmo seguir outra linha, primeiro, é um visual que eu gosto e, por fim, prático dando claro, para misturar um pouco de MDL (sim eu curto muito o material design do Google).

As cores não foram definidas ainda, estou lutando para criar uma paleta aqui do blog, imaginem para um projeto com essas características. Vai demorar, em resumo. Já o conjunto de icons estou usando o bom e velho Awesome Icon o que torna tudo mais simples.

É importante lembrar também que, deixarei disponível para consulta as fontes usadas para produção dos materiais e os arquivos disponíveis para downloads.

Agora é uma pega mais técnica da coisa.

Para gerenciar o conteúdo estou usando o WordPress 4.9 “Tipton” e os plugins usados são:

  • Sensei LMS
  • Buddpress
  • BadgeOS
  • Wordfence Security
  • Sucuri
  • WriteShare Writing Community Platform

Alguns scripts criados eu disponibilizarei depois, junto com alguns plugins que desenvolver ao longo do caminho. Então fiquem ligados eu sempre postarei algumas novidades por aqui referente ao projeto.

E essa foi basicamente uma introdução ao projeto, sempre irei postando o que for rolando.

Ueslei Nascimento

Ueslei Nascimento

Formado em Agroecologia e Analise e Desenvolvimento de Sistemas dentre outras coisas que podem ser legais no meu currículo. Atualmente é um empreendedor digital (não faço blog ou sites) com uma empresa de soluções em integração e eBusiness corporativo, atuando no Brasil, Espanha e EUA. Para finalizar, sou mais um viciado em doce e café.

Leave a Reply